Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPAM promove conciliação para garantir atendimento médico da Hapvida a pacientes autistas

Foto: Reprodução
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio das 52ª e 81ª Promotorias de Justiça do Consumidor (Prodecon), realizou, nessa quinta-feira (19/01), audiência de conciliação para assegurar a prestação de serviços privados de saúde a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O acordo estabelece o prazo de cinco dias para que a empresa Hapvida Assistência Médica S/A disponibilize local adequado e devidamente aparelhado para o atendimento de crianças e adolescentes autistas ou com outras deficiências, conforme prazos e condições estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

A conciliação foi firmada pelos Promotores de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz (52ª Prodecon) e Sheyla Andrade dos Santos (81ª Prodecon) e pelo Diretor Jurídico da Hapvida, Igor Macêdo Facó. Além do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-AM, Reginaldo Souza de Oliveira, também participaram da audiência, a presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Manaus, Danielle Campos; Bruno Rodrigo Vale Palheta, advogado, Carol Costa Júnior, coordenador técnico do atendimento ao autista, ambos da Hapvida.

“Apresentamos os casos concretos à operadora e acordamos a criação de um fluxo de atendimento que, além de solucionar essas demandas, assegure o atendimento de outras que, eventualmente, venham a surgir, garantindo, assim, o efetivo cumprimento dos contratos firmados com a operadora Hapvida. Firmado o ajustamento de conduta, vamos continuar acompanhando essa situação, inclusive realizando vistoria do local a ser definido pela operadora”, explicou o Promotor de Justiça Lincoln Alencar.

“Participei da audiência realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB do Amazonas e fiquei sensibilizada com os relatos tocantes das mães acerca das dificuldades enfrentadas para obter a prestação do serviço. A empresa tem contrato firmado com os beneficiários, cabendo a nós, que atuamos na defesa dos direitos do consumidor, exigir cumprimento do contrato no termos em que foi celebrado”, observou a Promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos.

Dentre as reclamações, destacam-se a deficiência dos serviços prestados pelas clínicas credenciadas pela Hapvida para a execução dos atendimentos em favor das crianças portadoras de TEA, a demora para obtenção do agendamento, o estresse decorrente da identificação digital do autista, ambiente inadequado para a recepção dos pacientes e pessoal incapacitado para lidar com as peculiaridades desse tipo de beneficiário.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.