Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPAM dá ultimato para prefeito de Parintins sobre contaminação de água

Arte: Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, recebeu recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que apresente até o dia 31 de janeiro do próximo ano, um plano de trabalho, juntamente com medidas já adotadas pelo município, para o tratamento de água distribuída para a população que, atualmente, se encontra imprópria para consumo.

De acordo com análise feita pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), 22 dos 26 poços de abastecimento da cidade estão contaminados.

O MPAM quer saber quais medidas estão sendo tomadas, para eliminar organismos nocivos e diminuir ou retirar metais encontrados na água, para que esteja própria para consumo.

Assinada pelo promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Parintins, Ricardo Mitoso Nogueira Borges, a recomendação considera que a saúde configura um direito público subjetivo e fundamental do ser humano e que o acesso e a preservação dos recursos hídricos são direitos fundamentais, essenciais à manutenção da vida humana.

A recomendação considera que restou evidente o descumprimento do termo de compromisso firmado em fevereiro de 2020 e que há necessidade de análise da qualidade das águas quanto à presença de metais, coliformes e demais substâncias. E, ainda, que o relatório do CPRM de 2019 e a dissertação de mestrado do Profagua-UEA, também de 2019, recomendaram a substituição da fonte subterrânea de abastecimento público de água por captação superficial, no Rio Amazonas, acoplada a uma estação de tratamento.

O promotor também considera que haverá necessidade de o município de Parintins evitar gastos públicos com bens ou serviços não essenciais e reduzir os gastos “com escolhas mais razoáveis à realidade fática para alocação de recursos públicos para a solução dos problemas ora enfrentados, em razão da evidente prioridade que deve ser dada à saúde pública, com fornecimento de água de qualidade à população”.

O documento recomenda à Câmara Municipal de Parintins, na pessoa de seu presidente, que adote medidas para acompanhamento da gestão financeira municipal e dê preferência à análise de eventuais readequações de leis orçamentárias e demais legislações, inclusive, do ano de 2024, tudo com o objetivo de garantir a existência de recursos públicos suficientes para as melhorias necessárias à análise, captação, tratamento e distribuição de água com qualidade para a população.

*As informações são da Revista Cenarium Amazônia

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.