*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público Militar (MPM) formalizou nesta terça-feira, 03, ao Superior Tribunal Militar (STM) um pedido para que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros quatro oficiais condenados na ação penal da chamada trama golpista percam seus postos e patentes nas Forças Armadas. A medida, se acolhida, poderá culminar na expulsão definitiva dos envolvidos da carreira militar.
O cancelamento das patentes e a expulsão das Forças Armadas são do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. No ano passado, todos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Segundo a Constituição, oficiais das Forças Armadas condenados pela Justiça comum a mais de dois anos de prisão podem perder o posto e a patente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército, foi apontado como líder da trama golpista e recebeu a maior punição: 27 anos e três meses de prisão, cumprida inicialmente em regime fechado.
