Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

MP de Portugal investiga homem que ofereceu R$ 3 mil por ‘cabeça de brasileiros’

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público de Portugal recebeu uma queixa-crime coletiva contra o padeiro que ofereceu 500 euros (cerca de R$ 3,1 mil) por cada cabeça de imigrante brasileiro, declaração que gerou revolta entre a comunidade no país. A ação foi apresentada pelo Grupo de Estudos Saber Direito Portugal, coordenado pela advogada Ana Paula Filomeno, que mantém escritórios no Porto e em Cagliari, na Itália. As informações são do portal O Poder360.

O grupo reuniu colegas para discutir o caso e agir de forma colaborativa e entendeu que as declarações não podiam ser ignoradas e formalizou a queixa-crime junto ao MP, defendendo que o que foi dito não é liberdade de expressão, mas incitação à violência e ao ódio contra uma comunidade inteira. Eis a íntegra do documento (PDF – 91 kB).

“Em Portugal, o discurso de ódio e a incitação à violência são punidos pelos artigos 240.º, 297.º e 298.º do Código Penal. Contudo, quando essas condutas têm por objeto crimes particularmente graves, como o homicídio, e são dirigidas a intimidar ou aterrorizar uma população, podem configurar o crime de terrorismo, previsto nos artigos 311.º e seguintes do Código Penal”, disse Filomeno, advogada com cidadanias brasileira, portuguesa e italiana.

Se o MP verificar que houve crime, emite despacho de acusação e o grupo pode pedir para ser assistente no processo. O padeiro, identificado como João Paulo Silva Oliveira, refere-se aos imigrantes como “essa raça maldita” e oferece 500 euros “a cada português que trouxer a cabeça de um brasileiro”.

A advogada Catarina Zuccaro, que também faz parte do grupo de estudo, disse que o próprio vídeo é a prova do crime e que isso deve ser uma medida educativa, até por causa dos comentários na publicação, que transmitiam ainda mais ódio, segundo ela. “Recebemos o vídeo, conferimos no TikTok do senhor e nunca vi em 25 anos uma aberração tão grande”, declarou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.