*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
A cantora colombiana Shakira está sendo acusada de fraude fiscal e Ministério Público de Barcelona, na Espanha, está pedindo a prisão e uma multa de cerca de US$ 23,5 milhões (de euros) para a artista.
Segundo o jornal El Pais desta sexta-feira (29), o escritório da promotoria espanhola e os representantes de Shakira ainda não comentaram o caso. Shakira disse na última quarta-feira (27), que se recusou a fazer um acordo com o Ministério Público e que prefere ir a julgamento.
Os advogados da cantora indicaram que havia uma possibilidade de um acordo e que segue sendo possível até a abertura do eventual julgamento, em um tribunal de Barcelona.
“Com a plena convicção de sua inocência (…), Shakira não aceita um acordo” com a Promotoria e “decide seguir adiante” com o processo, disseram seus representantes legais em um comunicado em Barcelona, mesma cidade que a cantora reside. Ela se mostra confiante que “a justiça lhe dará razão”.
Shakira também afirmou que está passando por “uma total violação de seus direitos”, afirmando que “a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em (suas) turnês internacionais e no programa ‘The Voice'”, mas alega que ainda não morava na Espanha.
Além disso, a colombiana ressaltou que já pagou os 17,2 milhões de euros (US$ 17,4 milhões) reivindicados pelo Tesouro, e justifica que não era para estar sendo cobrada por essa dívida. A Procuradoria atribui à cantora uma fraude fiscal de 14,5 milhões de euros, que teria ocorrido entre os anos de 2012 e 2014.
Shakira morou um período de tempo de 2015 nas nas ilhas Bahamas, que é considerada um paraíso fiscal, exposto pela ‘Pandora Papers’, uma extensa investigação dos milhares de documentos vazados publicamente em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, onde centenas de famosos e grandes personalidades são citadas como ‘fugitivos’ dos tributos fiscais.