Search
booked.net

MP-AM investiga matadouro em Manacapuru por crimes ambientais

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um inquérito civil para investigar um matadouro e frigorífico em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, após denúncia do Ibama.

A empresa é suspeita de adquirir gado de áreas embargadas por desmatamento ilegal e operar sem licença ambiental atualizada, infringindo leis ambientais. Há informações conflitantes entre a Semas local, que alega regularidade, e o Ibama, que constatou irregularidades.

A Adaf também não encontrou registros de abate autorizado no período investigado.

Diligências em andamento

A promotoria estabeleceu um prazo de 15 dias úteis, para que o representante legal da empresa apresente sua manifestação escrita, acompanhada dos documentos comprobatórios pertinentes. A Semas de Manacapuru também foi notificada a fornecer, no mesmo prazo, cópia da licença ambiental municipal concedida à empresa, um relatório das fiscalizações realizadas nos últimos seis meses e informações sobre a regularidade da instituição perante as normas ambientais municipais.

A Vigilância Sanitária Municipal de Manacapuru deverá apresentar, em até 15 dias úteis, um relatório das inspeções realizadas no estabelecimento nos últimos seis meses, detalhando possíveis infrações sanitárias. O matadouro e frigorífico também terá o prazo de 15 dias úteis para apresentar cópia da licença ambiental municipal e outras licenças e autorizações municipais, além de comprovar o tratamento adequado de resíduos sólidos e líquidos e apresentar um relatório sobre as condições de funcionamento do estabelecimento.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.