Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

MP-AM e MPF articulam parceria para fortalecer proteção de crianças e adolescentes indígenas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes indígenas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ), participou, nessa terça-feira (29), de uma reunião interinstitucional com a procuradora da República Janaína Gomes Castro e Mascarenhas, titular do 15º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM), que atua na defesa dos direitos dos povos indígenas.

O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Federal (MPF) e teve como objetivo articular uma parceria entre os órgãos, aprimorando a colaboração na garantia dos direitos dessa comunidade, especialmente em territórios tradicionais e em contextos de maior fragilidade.

Na ocasião, foi proposta a construção de fluxos de atendimento e manuais orientadores para os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, com foco nas particularidades culturais e sociais das comunidades indígenas. Foram planejados, ainda, em articulação com lideranças indígenas, conselhos tutelares e demais instituições públicas da área, eventos de capacitação voltados a profissionais da rede de proteção que trabalham com essa população.

Para a promotora de Justiça Romina Carvalho, a iniciativa marca um avanço na construção de respostas mais qualificadas e respeitosas às realidades vivenciadas por crianças e adolescentes indígenas no Amazonas. “A proteção de crianças e adolescentes indígenas demanda sensibilidade intercultural e ações articuladas. Essa parceria com o MPF visa garantir respostas mais adequadas às especificidades dessa população, especialmente no interior do Amazonas”, declarou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.