Manaus, quinta-feira 22 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

MP-AM apura se escolas municipais foram usadas para ‘obtenção ilícita’ de votos a favor de David Almeida

*Especial para Dia a Dia Notícia

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um procedimento preparatório para apurar se escolas da rede municipal de ensino foram utilizadas para “obtenção ilícita de votos em eleição municipal” a favor do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), então candidato à reeleição. A denúncia partiu do vereador Rodrigo Guedes (PP) contra a ex-secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, irmã do gestor.

A abertura do procedimento ocorre em cumprimento a uma decisão da 46ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público (PRODEPPP). O objetivo é apurar a suposta prática de “condutas em desvio de finalidade” para obtenção de votos a favor do prefeito, consistindo “na realização de reuniões irregularidades nas escolas municipais de Manaus entre gestores e pais de alunos”.

O MP-AM pediu informações à 58ª Zona Eleitoral informações complementares “sobre eventual investigação eleitoral ou ajuizamento de ação eleitoral destinada a apurar captação ilícita” de votos a partir das reuniões denunciadas por Rodrigo Guedes. O Conselho Municipal de Educação também deve informar o calendário de aulas e atividades escolares do ano passado.

Notícia de Fato

A denúncia foi realizada pelo vereador, inicialmente, em um vídeo divulgado nas redes sociais no qual afirmou que as aulas ministradas nas escolas da capital foram canceladas para a “realização de reuniões entre pais e mestres cujo conteúdo seria a campanha eleitoral em prol do candidato citado”. Além disso, Rodrigo Guedes afirmou que a determinação foi imposta por Dulce Almeida, sendo corroborada pelos subsecretários e diretores.

As reuniões teriam ocorrido entre 14 e 23 de outubro de 2024, entre o primeiro e o segundo turno da eleição municipal para prefeito de Manaus, que culminou na reeleição de David Almeida e a derrota do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) na ocasião.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.