*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um inquérito civil para apurar possível inércia da Prefeitura de Manaus na reconstrução de uma passarela na avenida Torquato Tapajós, que foi destruída por um acidente em julho de 2024.
A representação foi apresentada pelo vereador Rodrigo Guedes (PP). O parlamentar afirmou que apesar de a prefeitura ter acionado judicialmente a empresa responsável pelo dano “para garantir o pagamento da reconstrução, passados mais de oito meses do ocorrido, não houve qualquer indício das obras para reestabelecer a passarela”.
“Em virtude da inércia da Prefeitura de Manaus em solucionar o ocorrido submetendo a cidade, que já passa por um caos na mobilidade urbana, faz-se necessária a provocação das instituições públicas para garantir o atendimento às demandas da cidade de Manaus”, disse.
Com base nisso, o MP aprovou a instauração do inquérito civil para investigar a possível falta de ação do Executivo Municipal.
Obras iniciadas
No último domingo (3), a Prefeitura de Manaus iniciou o processo de demolição total das ruínas da passarela em frente à estação Santos Dumont. A estrutura foi danificada pela colisão de uma carreta-cegonha que ultrapassou o limite de altura.
Segundo a gestão do prefeito David Almeida (Avante), a prefeitura decidiu arcar integralmente com a reconstrução da estrutura, visando a retomada imediata da normalidade no fluxo da via. Paralelamente, segue buscando o reembolso dos valores investidos, por meio das vias legais.

