*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) instaurou um procedimento administrativo para investigar se a Prefeitura de Manaus está tomando as medidas necessárias, para ampliar as instalações da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FMDPI). A ação, publicada no Diário Oficial do MP-AM dessa quarta-feira (20), ocorre em meio a uma crescente preocupação com a insuficiência de vagas para o acolhimento de pessoas idosas na cidade.
O procedimento, conduzido pelo promotor de Justiça Mirtil Fernandes do Vale, busca fiscalizar se o município está garantindo o direito à moradia digna e ao acolhimento em Instituições de Longa Permanência (ILPI), conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.
Como parte da investigação, o MP-AM enviou um ofício à FMDPI solicitando um plano detalhado de aplicação dos recursos destinados à ampliação do número de vagas. O documento requer informações sobre o cronograma físico-financeiro, o projeto arquitetônico e o cronograma de execução das obras, caso existam.
A iniciativa do Ministério Público reforça o compromisso de assegurar que as políticas públicas para a terceira idade sejam efetivas e que a Fundação Dr. Thomas cumpra sua missão de oferecer assistência adequada a essa população vulnerável. O procedimento será acompanhado de perto para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas.
