*Da Redação Dia a Dia Notícia
Carreta ecumênica, cortejo, oferendas e um grande ‘Abraço da Paz’ marcam a programação da celebração inter-religiosa em comemoração a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, reverenciada pelas religiões de matriz africana como Oxum, orixá das águas doces. O evento inicia nesta quinta-feira (08/12) a partir das 07h, com concentração no Terreiro do Seu Chapéu de Couro Grande Vitória.
Às 8h haverá o encontro das Carreatas da Padroeira Imaculada Conceição e Balaio de Oxum na Igreja de São José, na rua Paracuúba, nº 178 , bairro São José Operário I. De lá, as duas manifestações seguirão juntas seguirão até à Praça XV de Novembro (Praça do Relógio).
No local, haverá manifestação dos Movimentos Sociais, Culturais e Religiosos que este ano uniram-se em torno do tema “Encontro das Aguas: altar natural de Deus que une irmãos de vários credos em defesa da preservação da vida”, seguido de um grande Abraço da Paz no entorno da catedral, às 10h.
De acordo com o organizador do movimento, Reviossônon (Xɛbyosɔnɔn) Alberto Jorge, a unificação de pautas se dá sob o lema “Mãe de Deus e dos homens, protegei-nos da destruição do meio ambiente”, reunindo bandeiras de luta como igualdade racial, tolerância religiosa e preservação do Encontro das Águas.
“O objetivo é juntar nossas vozes, unir nossas causas que são uma só: a defesa da vida, da diversidade presente no homem e na natureza. Maria, Yemanjá e Oxum são senhoras das águas. O papa João Paulo II, quando esteve em Manaus, lembrou que estava celebrando no maior altar do mundo: o Encontro das Águas”, afirma Alberto Jorge, presidente da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama).
Encontro das Águas
Às 10h30, ocorrerá a saída do Balaio da Oxum para a Manaus Moderna, onde haverá o embarque para as oferendas no Encontro das Águas, com presença de líderes religiosos e membros do Fórum das Águas. O evento está previsto para se encerrar às 13h.
Membro do Fórum das Águas, Sandoval Rocha, coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), lembrou que o Encontro das Águas tem um projeto de monumento desenhado por Oscar Niemeyer desde 2006, o que ajudaria na preservação e valorização da importância do local.
“Temos nos unido a esta luta pela importância do tombamento deste patrimônio natural do Amazonas, reconhecido internacionalmente, símbolo do nosso bem maior que é a natureza e cujo valor histórico, cultural, estético, paleontológico, geológico e paisagístico sequer foi mensurado”, afirmou.
Procissão
A procissão em homenagem à padroeira do Amazonas ocorrerá às 16h30, em novo trajeto por conta da decoração natalina do Largo São Sebastião. O percurso que seguiria pelas avenidas 7 de Setembro e Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho, encerrando na Avenida Eduardo Ribeiro, iniciará no mesmo ponto, seguindo pela Joaquim Nabuco até a Ramos Ferreira. Em seguida, a caminhada tomará a Avenida Getúlio Vargas, a Rua 24 de Maio até o cruzamento com a avenida Eduardo Ribeiro.
A missa campal será realizada no cruzamento das avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner.
Programação
- 07h – Concentração no Terreiro do Seu Chapéu de Couro Grande Vitória
- 08h – Encontro das Carreatas da Padroeira Imaculada Conceição e Balaio de Oxum na Igreja de São José (R. Paracuúba, nº 178 – São José Operário I) e saída para praça XV de Novembro (Praça do Relógio)
- 09h – Manifestação dos Movimentos Sociais, Culturais e Religiosos
- 10h -Abraço da Paz na Igreja da Matriz de N. S. da Conceição.
- 10h30 – Saída do Balaio da Oxum para a Manaus Moderna
- 11h – Embarque no Barco Zé Roberto para as oferendas no Encontro das Aguas, com lideres religiosos e membros do Fórum das Águas
- 13h – Encerramento