*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com objetivo de prestar apoio à luta dos trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas, que estão em greve desde o dia 17 de maio, entidades sindicais e estudantis realizarão uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1º/6), às 10h, no auditório Osvaldo Coelho, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua). A atividade está sendo convocada pela própria Adua e outros onze movimentos ligados à educação. Nesta quarta-feira (30), o Governo do Amazonas propôs aumento salarial de 11% em 2023 e 4,19% em 2024. A classe reivindica reajuste de 25% ainda este ano e deve decidir se aceita, ou não, a oferta do governo amanhã.
O movimento grevista dos profissionais da Educação no Amazonas é formado por merendeiros, servidores do setor administrativo, vigias, profissionais de serviços gerais, professores e pedagogos. Na pauta da coletiva das entidades está também a luta pelos reajustes do vale-alimentação e do auxílio-localidade, revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), manutenção do plano de saúde e extensão para os aposentados.
A categoria acusa o governador Wilson Lima (União) de intransigência e autoritarismo no tratamento aos grevistas. No início da paralisação, o governo estadual entrou na Justiça para tornar a greve ilegal. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concordou com os argumentos e determinou multa de R$ 30 mil por dia em caso de descumprimento. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) não respeitou a decisão e manteve a greve, tendo seus bens bloqueados judicialmente em seguida.
Os profissionais também reclamaram dos descontos nas folhas de pagamento referentes ao mês de abril, quando a movimentação ainda não havia começado.
As entidades que participarão da coletiva são as seguintes:
- Adua – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas
- Assua – Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas
- Sinteam – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas
- Sintesam – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas
- SitraAM/RR –Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região
- Sintect/AM – Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas
- Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica
- Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Públicos Federais
- CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas
- CTB – Central dos Trabalhadores e da Trabalhadoras do Brasil
- APG/Ufam – Associação de Pós-graduandos da Ufam
- DCE/Ufam e DCE/UEA – Diretório Central de Estudantes da Ufam e da UEA