O desmatamento da Amazônia em maio caiu para o menor nível histórico, disse nesta terça-feira, 9, o vice-presidente Hamilton Mourão, durante reunião do Conselho de Governo do presidente Jair Bolsonaro.
Na entrevista, Mourão, que também preside o Conselho da Amazônia, disse que a meta do governo é reduzir também ao mínimo as queimadas na floresta.
“O desmatamento no mês de maio caiu ao mínimo comparado com anos anteriores. Então o nosso primeiro objetivo foi conquistado. O segundo é nós não permitirmos que no segundo semestre ocorram as queimadas na extensão que ocorreram no ano passado. Então, a meta para o nosso governo é termos um número de queimadas inferior ao mínimo histórico”, disse o vice-presidente.
Mourão reconheceu que após o fim da atuação dos militares na Amazônia para conter as queimadas e o desmatamento no ano passado, os desmatadores retomaram suas ações e a devastação da floresta aumentou, o que levou o governo a novamente mobilizar as Forças Armadas em uma operação de garantia da lei e da ordem para conter o desmatamento na região.