*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um motociclista de aplicativo e sua passageira escaparam por pouco de serem esmagados por uma carreta em um grave acidente de trânsito ocorrido na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, nesta quarta-feira (4). O acidente ocorreu enquanto as vítimas transitavam em uma motocicleta, trafegando pelo corredor entre os veículos. Em um determinado momento, o motociclista perdeu o equilíbrio ao tentar passar entre um carro e uma carreta, resultando na queda dos dois na pista.
A situação se tornou ainda mais crítica quando a carreta passou por cima da roda dianteira da motocicleta. Felizmente, o motorista conseguiu evitar uma tragédia maior, e tanto o motociclista quanto a passageira não foram atropelados pelo veículo de grande porte. No entanto, ambos sofreram fraturas nas pernas devido ao impacto da queda.
O motorista da carreta permaneceu no local do acidente e prestou assistência às vítimas até a chegada do socorro. Os dois feridos foram rapidamente encaminhados para um hospital da região para receber os cuidados médicos necessários.
O trânsito na área foi parcialmente interrompido para o atendimento da ocorrência, causando lentidão no fluxo de veículos na avenida Coronel Teixeira.
Ainda nessa terça-feira, dia 03, um grave acidente no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, resultou na morte de Ítalo da Silva Prado, de 32 anos, que estava dirigindo um carro modelo Ônix, de cor prata e placa QZE 9CO2, quando uma carreta tombou sobre o veículo. O impacto foi tão violento que causou a morte instantânea do motorista, que teve o crânio esmagado.
Decreto Municipal
Em Manaus, há um decreto municipal nº 2100/2013, que criou a “Zona Máxima de Restrição de Circulação” e foi atualizado pela portaria Nº 66/2015, e a retirada das carretas para a fluidez e segurança do trânsito. No entanto, além de retirar de circulação carretas em horários de pico das grandes avenidas, é preciso ter ações de fiscalização dos veículos com carga pesada para garantir a segurança de quem circula no trânsito de Manaus.
A legislação estabelece que caminhões e carretas só podem trafegar em determinados horários. Veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são proibidos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT com mais de 16 toneladas, a restrição é das 6h às 17h e em algumas vias de Manaus a limitação é até às 20h.
Transitar fora desses horários sem a Autorização Especial de Tráfego (AET) resulta em infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de retenção do veículo.
Mesmo com as restrições, os condutores ignoram a regra. Nos últimos meses, Manaus tem registrado um número crescente de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados.