*Da Redação Dia a Dia Notícia
Vera Barreto Leite, considerada a primeira top model do Brasil, morreu nesta quarta-feira, 14, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo Teatro Oficina, grupo do qual a artista fez parte e que prestou homenagens nas redes sociais. Ícone da moda brasileira nos anos 1950, Vera desfilou para grifes internacionais como Christian Dior e Chanel, antes de construir uma trajetória marcada pela ousadia e liberdade artística no teatro e no cinema.
“Hoje à tarde, Vera partiu. VOA, VERA! ETERNA! Muito amor por essa maneca”, diz a publicação.
De acordo com o Museu Brasileira de Rádio e Televisão, Vera Maria Tereza Barreto Valdez nasceu em 27 de maio de 1936. Filha de diplomatas, estudou em Portugal e na França. Na França, ela foi modelo de Christian Dior e namorou o cineasta Ruy Guerra. Também desfilou para Coco Chanel.
Voltou ao Brasil e foi uma das modelos do costureiro Dener Pamplona de Abreu, diz o museu. Foi casada com o ator Luis Linhares e se engajou no teatro se tornando grande amiga da dramaturga Cacilda Becker e destaque na história do Teatro Oficina de São Paulo, dirigido por José Celso Martinez Correa.
Vera trabalhou com o diretor Roberto Santos em “O Homem Nu” e com Walter Hugo Khouri em “As Cariocas”. Do seu segundo casamento, com Pedro Moraes, jornalista e filho de Vinicius de Moraes, teve a filha Mariana de Moraes, atriz de cinema e TV.
Em 2008, ela posou, aos 72 anos, para a revista Trip e, em 2009, participou da minissérie “Som & Fúria” da TV Globo.
