*Da Redação Dia a Dia Notícia
Morreu nessa quinta-feira (15), aos 74 anos, Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da princesa Isabel e trineta de D. Pedro II. Ela se recuperava de uma cirurgia no abdômen no Hospital da Unimed, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Cristina era petropolitana, filha de Dom Pedro Gastão, irmã de Francisco de Orleans e Bragança e casada com Antônio Marinho. Ela deixa duas filhas – Anna Teresa e Paola Maria – e um neto.
Tinha formação em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, já aposentada, morava no distrito de Itaipava. Fotos do arquivo da família mostram a admiração que Cristina de Orleans e Bragança tinha por cavalos, que aprendeu a gostar com o pai.
O corpo será velado no sábado (17) na funerária Oswaldo Cruz e sepultado no mesmo dia no Cemitério Municipal.
Desde a proclamação da República em 1889, a Família Imperial Brasileira perdeu o poder político e administrativo, mas permaneceu como um símbolo de um passado histórico para muitos brasileiros. Diversos membros da família vivem, hoje, no Brasil e no exterior, contribuindo para diferentes setores da sociedade. A Casa Imperial Brasileira é vista por alguns como um legado cultural, e seus integrantes continuam promovendo e preservando a história do período monárquico.
