*Da Redação Dia a Dia Notícia
Aos 87 anos, a atriz Claudia Cardinale morreu, nesta terça-feira (23), em Paris. A informação foi confirmada pelo agente Laurent Savry à AFP. A causa da morte não foi divulgada; familiares informaram que ela estava na cidade com os dois filhos.
Atriz emblemática do cinema nos anos 1960, a ítalo-francesa, nascida na Tunísia, trabalhou com diretores como Luchino Visconti, Federico Fellini, Richard Brooks, Henri Verneuil e Sergio Leone. “Ela nos deixa o legado de uma mulher livre e inspiradora, tanto como mulher quanto como artista”, disse seu agente à AFP.
Uma das grandes musas do cinema italiano, Cardinale ficou conhecida por filmes como “O Leopardo”, dirigido por Visconti em 1963, e “Era Uma Vez no Oeste”, este de Leone, lançado em 1968. As obras deram amplo reconhecimento internacional à atriz.
Em “O Leopardo”, o filme mais emblemático de sua carreira, Cardinale interpretou Angelica Sedara, filha de um burguês rico que se casa com o sobrinho do Príncipe de Salina. Com seu papel, deu rosto a uma Itália efervescente, vibrante e moderna. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Ao longo da carreira de quase seis décadas, se desdobrou em tipos sedutores, caso da viúva desejável de “Era Uma Vez no Oeste” e da mulher ideal de “Oito e Meio”, obra memorialística de Federico Fellini. Também encarnou a inocência, no caso de “O Leopardo” e “A Pantera Cor-de-Rosa”, este também de 1963.
