*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O artista parintinense Adenilson Ribeiro faleceu na madrugada deste sábado (4) aos 56 anos em Manaus. Nascido apenas com um rim, o artesão lutava contra problemas renais, que se agravaram nos últimos meses.
A morte é marcante neste mês de Carnaval pois Ribeiro estilizou e popularizou roupas vestidas por itens individuais do Festival Folclórico de Parintins. Além disso, ele atuou em todos festivais folclóricos do Amazonas e no Carnaval da capital amazonense.
O corpo está sendo velado e será sepultado em Manaus.
Luta pelos direitos trabalhistas
O artista era conhecido por seu temperamento forte como artesão e defensor dos direitos trabalhistas e das condições de trabalho de sua classe. Ele chegou a ter vários confrontos com as diretorias do boi Garantido, único boi para o qual trabalhou formalmente.
É válido lembrar que Ribeiro chegou a ser excluído do quadro de artistas do bumbá em algumas temperadas por causa de sua luta.
Impacto no festival
Adenilson rompeu a acanhada confecção de adereços do pajé, cunhã-poranga, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda e até do apresentador e do levantamento de toadas. Ele tinha domínio das indumentárias rústicas, transformando palhas, folhas secas, cuias e sementes em exóticas peças de arte.