*Da redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta sexta-feira (28), a Academia Amazonense de Letras comunicou o falecimento do jornalista, poeta, contista e acadêmico, Almir Diniz, em decorrência de um derrame cerebral.
Diniz foi o primeiro amazonense ganhador do Prêmio Esso, um dos mais importantes no jornalismo brasileiro. Ele foi membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Trabalhou nos jornais Folha do Povo, O Jornal, Diário da Tarde, A Crítica e O Combate.
Na literatura, ele escreveu crônicas para as rádios Rio Mar e Baré, foi vencedor do concurso de poesia do Centro Estudantil Plácido Serrano e teve muitas de suas reportagens premiadas.
No campo político, Diniz foi prefeito do município Careiro (AM), diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Detran) e procurador judicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas.
Confira a nota da Academia de Letras do Amazonas
“A Academia Amazonense de Letras manifesta o pesar de todos os Acadêmicos e Acadêmicas pelo encantamento espiritual do jornalista Almir Diniz, um dos mais prestigiados titulares do silogeu, poeta e contista de renome.
Enlutada a Casa de Adriano Jorge realça a convivência fraterna e a presença marcante que ele emprestou à instituição.
Roberio Braga
Presidente”