*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (12), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente da República marca o reconhecimento da lisura das eleições. O ministro também citou os atos antidemocráticos que vem ocorrendo após as eleições.
“Essa diplomação consiste no reconhecimento da lisura do pleito eleitoral e da legitimidade política conferida soberanamente pela maioria do povo por meio do voto direito e secreto”, disse Moraes.
O ministro foi bastante aplaudido durante a cerimônia. Ele também afirmou que grupos que proliferam desinformação e discurso de ódio já identificados serão responsabilizados, para que a ação criminosa não ocorra nas próximas eleições.
“Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que identificamos, garanto, serão responsabilizados para que isso não retorno nas próximas eleições”, disse.
Além disso, o presidente do TSE ressaltou que nas eleições deste ano, assim como nas anteriores, não houve registros de fraudes e que as urnas eletrônicas são ‘motivo de orgulho’.
“E mais uma vez, como era de se esperar, ficou constatada a ausência de qualquer fraude, qualquer desvio ou mesmo qualquer problema. Jamais houve uma fraude constatada nas eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas, verdadeiro motivo de orgulho e patrimônio nacional”, afirmou.