Search
booked.net
Search
Close this search box.

Moraes determina desobstrução de vias em manifestações democráticas no Acre após resultado das eleições nas urnas

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a desobstrução das ruas que estejam “ilicitamente com o seu trânsito interrompido”, nas manifestações democráticas que contestam o resultado das urnas eletrônicas, em Rio Branco, no Acre. A decisão foi proferida nesse domingo (06).

Moraes enviou a determinação a Polícia Militar (PM) do Acre após atender um pedido do Ministério Público do Estado, que relatou a autoridade da Justiça a presença de pessoas no entorno da sede do Exército na capital, e identificou os possíveis organizadores do ato.

Segundo a promotoria, existe “pouca vontade” dos agentes de segurança em cumprir decisão judicial, além de “leniência do Judiciário” por ter reduzido o valor da multa e cita “financiamento do agronegócio”.

Para o Ministério Público (MP), a questão gera uma “situação insustentável, que atenta frontalmente contra o resultado das eleições, ou seja, contra o Estado Democrático de Direito”.

Multa de R$ 100 mil

O ministro ainda determinou a multa de R$ 100 mil por hora, se a decisão de remover os bloqueios não se cumpra, e estende a aplicação a dois homens supostamente financiadores dos protestos.

Manifestações

As manifestações da população brasileira acontecem em todo Brasil após o resultado das urnas eletrônicas que elegeram Luis Inácio Lula da Silva (PT) para Presidência da República, e que teriam sido passíveis de adulterações. Ainda não existem provas de irregularidades.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.