*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a desobstrução das ruas que estejam “ilicitamente com o seu trânsito interrompido”, nas manifestações democráticas que contestam o resultado das urnas eletrônicas, em Rio Branco, no Acre. A decisão foi proferida nesse domingo (06).
Moraes enviou a determinação a Polícia Militar (PM) do Acre após atender um pedido do Ministério Público do Estado, que relatou a autoridade da Justiça a presença de pessoas no entorno da sede do Exército na capital, e identificou os possíveis organizadores do ato.
Segundo a promotoria, existe “pouca vontade” dos agentes de segurança em cumprir decisão judicial, além de “leniência do Judiciário” por ter reduzido o valor da multa e cita “financiamento do agronegócio”.
Para o Ministério Público (MP), a questão gera uma “situação insustentável, que atenta frontalmente contra o resultado das eleições, ou seja, contra o Estado Democrático de Direito”.
Multa de R$ 100 mil
O ministro ainda determinou a multa de R$ 100 mil por hora, se a decisão de remover os bloqueios não se cumpra, e estende a aplicação a dois homens supostamente financiadores dos protestos.
Manifestações
As manifestações da população brasileira acontecem em todo Brasil após o resultado das urnas eletrônicas que elegeram Luis Inácio Lula da Silva (PT) para Presidência da República, e que teriam sido passíveis de adulterações. Ainda não existem provas de irregularidades.