*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Moradores do bairro Educandos, na zona Sul da capital amazonense, estão sentindo na pele o abandono da saúde básica pela Prefeitura de Manaus. Nesta segunda-feira (26/08), um grupo de moradores procurou o candidato a vice-prefeito Coronel Menezes (Progressistas), durante uma caminhada no bairro, para denunciar a falta de medicamentos e o atraso nas obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Megumo Kado, localizada na rua Inocêncio de Araújo.
Menezes é vice do candidato a prefeito Roberto Cidade (União Brasil), da coligação “Manaus Merece Mais”. Enquanto Cidade fez o corpo a corpo com a população em bairros da zona oeste, Coronel Menezes seguiu para a zona sul, ampliando a divulgação das propostas da coligação para a nova administração municipal.
“A denúncia da falta de medicamentos expõe uma crueldade da gestão David Almeida com o povo de Manaus, principalmente, com quem mais precisa, porque é a população mais pobre que está sendo prejudicada. As pessoas têm de dormir nas portas dos postos de saúde em busca de uma consulta básica e aí, quando conseguem ser atendidos, não tem remédio. É uma falta de respeito”, disse Coronel Menezes ao ouvir os relatos de moradores.
Entre os relatos feitos ao Coronel Menezes está o da autônoma Lúcia Gomes, 56. Ela é moradora do Beco São João Batista e disse que está com o tratamento médico prejudicado pela falta de remédios que, antes, recebia de graça. “Estou há mais de 30 dias sem pegar o medicamento para tireoide. Não tem mais e eu sempre pegava na UBS. Quero um prefeito que não deixe a população na mão”, relatou.
Coronel Menezes enfatizou que um dos compromissos prioritários de Roberto Cidade é reforçar as UBS’s de Manaus e implantar 12 Unidades de Pronto-Atendimento Hospitalar (UPA) funcionando 24 horas em Manaus. “A saúde precisa ser tratada com seriedade, não tem como faltar remédios e gastar com tinta ou com festa. Nós vamos mudar isso. Entre as importantes melhorias que vamos implementar na saúde, o projeto das UPAs é fundamental para Manaus e vai chegar em todas as regiões da cidade, atendendo à população que hoje está esquecida pela Prefeitura e também garantindo exames médicos e remédios”, garantiu.