*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Moradores da rua Topázio, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, bloquearam a via na tarde dessa terça-feira (4) em protesto contra atraso na assistência a moradores de área de risco no local. Em março de 2023, um deslizamento de terra deixou oito pessoas mortas 70 casas destruídas.
Os residentes decidiram bloquear uma parte da rua, queimando pneus e pedaços de madeira. Eles exibiram cartazes exigindo a construção de uma obra de contenção de encostas. “Onde está nossa obra!!! A avenida Topázio está fechada há um ano e quatro meses”.
No dia 12 de março de 2023, oito pessoas morreram no deslizamento de um barranco na comunidade Nova Floresta, na zona Leste de Manaus, após chuva intensa durante todo o dia. O deslizamento do barranco ocorreu por volta das 21h.
As casas estavam na parte de baixo da rua e foram destruídas pela terra. O barulho do deslizamento assustou outros moradores, que conseguiram sair de casa a tempo. O prefeito David Almeida esteve no local na noite de acidente. Segundo ele, o acúmulo de lixo e a grande quantidade de água podem ter causado a queda do barranco.