*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu uma nota técnica nessa sexta-feira (12/08) com orientações para prevenir a contaminação pela nova varíola, também chamada de varíola dos macacos ou monkeypox. A nota vem pouco depois de a instituição confirmar quatro novos casos da doença no estado, além de transmissão local, quando não há histórico de viagem do infectado. A nota vale para toda a população, independente do gênero ou orientação sexual, visto que o meio mais comum de contaminação é o contato físico, desde um simples abraço até relações íntimas.
Na nota, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, alerta para a importância da população auxiliar o estado na prevenção da doença. O documento também traz especificidades técnicas sobre definição de caso, fluxo de amostras laboratoriais, prevenção e controle para os serviços de saúde com identificação de casos, rastreio de contatos e medidas de precaução no ambiente hospitalar, rede de referência assistencial, isolamento domiciliar e fluxo para investigação laboratorial de casos suspeitos.
Assistência
Segundo Mônica Melo, secretária-executiva de Assistência da Capital, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) é a unidade de referência do estado para atendimento de pacientes que apresentem sinais e sintomas da nova varíola. Contudo, toda a rede de saúde está sensível para o atendimento de casos suspeitos.
Orientações
O comunicado de risco traz informações para a população sobre como se prevenir contra a monkeypox:
- Evitar parcerias sexuais anônimas;
- No caso do aparecimento de lesões características de monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
- Os casos suspeitos de monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;
- Higienizar as mãos frequentemente;
- Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;
- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.
O documento completo pode ser conferido aqui.

Deixe um comentário