Search
booked.net

Modelo de formação de Médicos da Família e Comunidade da Esap será base para a criação de instituição em Minas Gerais

O modelo de formação de Médicos da Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, deverá servir como base para a criação de instituição semelhante em Betim (MG). Na última segunda-feira, 21/12, em videoconferência entre representantes das secretarias de Saúde de Manaus e da cidade mineira, foram apresentadas as informações gerais sobre o projeto de implantação da instituição na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a troca de experiências pode incentivar a criação de mais instituições como a de Manaus, transformando as práticas profissionais em diversas regiões do país.

“Para nós é muito importante esse reconhecimento e ficamos muito lisonjeados em saber que de tantas escolas de saúde pública existentes no Brasil, a Escola de Saúde Pública de Manaus, implantada durante a terceira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, foi lembrada pela prefeitura de Betim como modelo de sucesso”, destaca o secretário.

A implantação da Esap na capital amazonense foi uma reorientação das políticas de gestão e educação na saúde, com a responsabilidade social de suprir as demandas da população por uma Atenção Básica integral e de qualidade.

Com resultados bem-sucedidos, a Esap tem servido de modelo para a criação de outras escolas pelo Brasil, pois cada vez mais as secretarias municipais buscam promover a qualificação e formação dos profissionais da saúde, conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e com foco na Atenção Básica.

“A inserção de profissionais em formação no serviço, a residência médica, a pesquisa e trabalhos de extensão são hoje realidades permanentes na saúde municipal, com um crescente na qualidade da formação de Médicos de Família e Comunidade, além de aperfeiçoamentos e cursos livres para profissionais com e sem vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde”, aponta a diretora da Esap, Kássia Lima.

Segundo a diretora, o trabalho oferecido pela Esap continuará possibilitando uma aprendizagem significativa, que possa modificar e moldar novas perspectivas no serviço prestado pela área da saúde.

“Estaremos sempre à disposição para compartilharmos nossas experiências e apoiarmos a criação de mais escolas de saúde pública pelo Brasil”, assegura.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.