*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Mocidade Alegre se consagrou como a grande vencedora do carnaval 2023 de São Paulo. Na tarde desta terça-feira (21) a escola superou a Mancha Verde, que ficou na segunda colocação, e a Império de Casa Verde, que esteve em terceiro lugar. Em seu enredo, o grupo campeão relacionou a saga de Yasuke, o primeiro samurai negro da história, com a de jovens negros no Brasil atualmente.
A escola conquistou seu 11º título e se tornou a segunda escola com mais vitórias na história do carnaval paulista, atrás da Vai-Vai. Para a presidente da Mocidade, Solange Cruz, o resultado da campanha foi emocionante após anos de trabalho. A escola de samba garantiu a nota máxima, 270 pontos, na apuração no Sambódromo do Anhembi.
“Não tenho nem palavras. Sabem que falo pra caramba, mas hoje não tenho palavras, somente gratidão a cada um de vocês que se doaram. Chegaram campeões e saíram campeões. Três anos batendo na grade, mas neste ano deu certo. A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união.”
A vencedora do ano passado, a Mancha Verde ficou em segundo lugar. A alviverde contou a história do xaxado através de figuras como o músico Luiz Gonzaga e o cangaceiro Lampião. Na terceira posição, a Império de Casa Verde teceu a trajetória dos batuques da África ao Brasil, destacando a importância do instrumento para a música.
Sobre o enredo
A campeã entrou na Avenida no sábado (18), com o enredo baseado na história do imigrante africano Yasuke, que se tornou um samurai respeitado no Japão no século XVI. As alas, alegorias e fantasias conectavam o Brasil, Moçambique e Japão.
Além disso, a escola relacionou a saga de Yasuke com a de jovens negros no Brasil de hoje. O guerreiro de origem provavelmente moçambicana foi o tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira.
Veja quais são nove quesitos:
- Harmonia;
- Bateria;
- Enredo;
- Alegoria;
- Evolução;
- Samba-Enredo;
- Comissão de frente;
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
- Fantasia;
Confira a classificação do Carnaval 2023 em São Paulo
- Mocidade Alegre – 270 pontos
- Mancha Verde – 269,9 pontos
- Império de Casa Verde – 269,9 pontos
- Acadêmicos do Tatuapé – 269,9 pontos
- Dragões da Real – 269,8 pontos
- Tom Maior – 269,8 pontos
- Independente Tricolor – 269,7 pontos
- Águia de Ouro – 269,6 pontos
- Gaviões da Fiel – 269,6 pontos
- Barroca Zona Sul – 269,5 pontos
- Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4 pontos
- Rosas de Ouro – 269,2 pontos
- Unidos de Vila Maria – 269,1 pontos
- Estrela do Terceiro Milênio – 269,1 pontos