Os alimentos orgânicos têm se tornado cada vez mais populares em função de suas vantagens para a saúde e também para o meio ambiente.
E para quem quer manter uma alimentação saudável os orgânicos são as melhores opções.
Investir na preservação da saúde e do meio ambiente. E para que essa alimentação seja balanceada, é essencial procurar um profissional especializado como o nutricionista, para auxiliar na composição do cardápio mais adequado a sua rotina e fornecer todas as orientações necessárias.
Vale ressaltar também um mito que gira em torno do alimento orgânico, que eles possuem valores calóricos menores do que os alimentos que não possuem tal classificação no rótulo, como revelou a publicação europeia Journal of Judgment and Decision Making.1 Isso deve ser repensado.
O fato de determinado produto ser ou não considerado orgânico em nada influencia o número de calorias que ele tem ou seu valor nutritivo. Um tomate orgânico, por exemplo, não terá mais nutrientes ou valor calórico menor que um tomate não orgânico, apenas menor contaminação por pesticidas e outras substâncias tóxicas que possam ser utilizadas pelos produtores tradicionais.
Por Anny Melo
Nutricionista – CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM. Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínicos e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM. Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular. Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no tratogastronitestinais com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.