*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os mísseis foram lançados durante um exercício militar chinês, nesta quinta-feira (5), em torno da ilha de Taiwan, de acordo com a emissora, CCTV, da China. Ao todo, foram lançados 11 mísseis, segundo o governo de Taiwan.
O Comando Oriental da china, informou que diversos disparos ocorreram nas águas ao largo da costa Leste da ilha. Somando a isso, o Ministério de Defesa de Taiwan relatou que os mísseis foram disparados nas águas ao nordeste e sudeste.
“A partir das 12h de hoje (quinta) até 12h do dia 7 será realizado um importante exercício militar do Exército Popular de Libertação. Durante esses exercícios de combates reais, seis áreas principais ao redor da ilha foram selecionadas e, nesse período, todos os navios e aeronaves não devem entrar nas áreas marítimas e no espaço aéreo relevantes”, afirmou a CCTV.
Navios da marinha e aeronaves militares cruzaram por instantes a linha do estreito da ilha, que é a marcação que separa os países, de acordo com o governo de Taiwan.
O exercício militar ocorreu um dia após a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosy, à ilha.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, considerou irresponsável o treinamento militar na China como resposta a presença de Nancy Pelosi em Taiwan, e alertou sobre as consequências da tenção.
“O que esperamos é que a RPC (República Popular da China) aja com responsabilidade e evite o tipo de escalada que pode levar a um erro de cálculo no ar ou nos mares”