Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Mino Carta, fundador do CartaCapital, morre aos 91 anos

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista CartaCapital, morreu, nesta terça-feira (2), aos 91 anos. Ele estava internado havia duas semanas na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte não foi informada.

Nascido Gênova, na Itália, Demetrio, mais conhecido como Mino, chegou ao Brasil com os pais, em 1946. A família veio para São Paulo onde ele, anos depois, chegou a ingressar no curso de direito da Universidade de São Paulo (USP), mas não se formou.

Ao longo da carreira, Mino fundou e dirigiu importantes veículos, como as revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e CartaCapital, além do tradicional Jornal da Tarde.

Ao responder ao IREE sobre como foi trabalhar na revista Veja quando o veículo fazia oposição ao governo autoritário militar, Mino disse que era “ótimo”:

“Era muito bom [risos]. Era ótimo, de verdade. Porque aí a questão que se impunha era ludibriar os censores, na medida do possível, e os donos da casa também. Confesso que me esbaldei. [risos] Percebi ali o quanto o jornalista, como espectador, observador e analista, pode contribuir para uma visão correta dos eventos”, disse.

Ele recebeu a honraria de doutor honoris causa pela Faculdade Cásper Líbero. Em 2006, recebeu o prêmio de Jornalista Brasileiro de Maior Destaque no Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

O jornalista escreveu livros, de ficção e de não-ficção. Entre eles, o romance O Castelo de Âmbar e Histórias da Mooca, com as bençãos de San Gennaro.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.