*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Na próxima terça-feira (09), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, estarão em Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), para lançar o projeto ‘Rota Manta-Manaus-Tabatinga’, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, que integrará o Amazonas ao Oceano Pacífico.
O anúncio foi feito pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que confirmou que o projeto da rota está garantido como prioridade no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o deputado, o investimento será de US$ 10 bilhões.
A implementação da nova rota é esperada para aumentar a competitividade dos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), visto que parte dos insumos utilizados são importados da Ásia.
O eixo multimodal Manta-Manaus oferecerá uma rota alternativa, integrando o Amazonas ao Oceano Pacífico sem depender do Canal do Panamá. A mercadoria será transportada por navio ou balsa da Ásia até o porto de Manta, Equador, e, em seguida, por via rodoviária até Providência, também no Equador, passando por balsas até Letícia, na Colômbia, e finalmente pelo porto de Tabatinga até chegar ao porto de Manaus.
Comparada à rota pelo Canal do Panamá, que leva de 41 a 60 dias, a rota via Manta reduz o tempo de transporte para 31 a 35 dias, diminuindo os custos logísticos em até 25%.