Nesta terça-feira, dia 1, a partir das 18h30, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai empossar dois novos integrantes que passarão a compor a corte como ministro efetivo e ministro substituto, respectivamente: Mauro Campbell e Raul Araújo. Ambos vão representar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na composição da cúpula da Justiça Eleitoral.
O ministro Mauro Campbell já faz parte do TSE como substituto desde 2018 e, agora, assume a vaga deixada pelo ministro Og Fernandes em razão do término do biênio no final de agosto.
Natural de Manaus (AM), é graduado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985, foi promotor e procurador de Justiça no Estado e ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele integra o STJ desde junho de 2008.
O ministro Raul Araújo ocupará a vaga de ministro substituto deixada por Campbell e participará das sessões de julgamento quando houver impossibilidade de outro representante do STJ compor o tribunal em determinadas ocasiões.
Raul Araújo nasceu em Fortaleza (CE) e construiu sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é ministro do STJ há dez anos e, antes, atuou como promotor de justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da Corte. Outros dois ministros são designados pelo STJ, e um deles é escolhido pelo TSE para atuar como corregedor-geral Eleitoral. Completam o Tribunal dois juristas da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.