*Da Redação Dia a Dia Notícia
Manaus sediará, de 26 a 29 de maio, o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), no Centro de Convenções Vasco Vasques. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento terá como tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30” e reunirá nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o cientista Carlos Nobre e a vice-presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Dolores Genaro Moya. O objetivo é discutir soluções para os desafios ambientais e da gestão pública descentralizada.
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, expressou a importância do evento e convidou todos a participarem. “Receber especialistas nacionais e internacionais para discutir questões urgentes, como controle ambiental e descentralização das políticas públicas, é uma oportunidade histórica para a nossa região”, afirmou.
A programação contará com palestras magnas, painéis temáticos, apresentações científicas e reuniões de comitês técnicos, além de debates com representantes de Tribunais de Contas de diversos países, como Brasil, Portugal e Espanha. O evento terá a participação de autoridades como o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, e os governadores Wilson Lima (AM) e Helder Barbalho (PA).
O IX CICPP tem como objetivo fortalecer o papel dos Tribunais de Contas na sustentabilidade e governança ambiental, além de promover a descentralização das políticas públicas. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser acessadas no link: https://ix.congressoirb.org.br.