Foi determinado nessa quinta-feira (14), a imediata realização de novas eleições no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A ordem é do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach.
“Determino a imediata realização de novas eleições majoritárias em Coari/AM, com fundamento no art. 224, § 3º, do Código Eleitoral, independentemente de publicação do acórdão, observado o calendário de realização de eleições suplementares disposto na Portaria nº 875, de 6 de dezembro de 2020, do TSE”, diz trecho da decisão de Horbach.
O ministro atendeu pedido da Coligação ‘Ficha Limpa para Coari’, encabeçada pelo empresário Robson Tiradentes Júnior (PSC), principal concorrente do grupo de Adail Filho na eleição de 2020.
Com a decisão, o município coariense deve ter novas eleições no prazo de 20 a 40 dias, conforme a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Na última semana, o TSE confirmou a sentença que cassou o mandato do ex-prefeito de Coari, Adail Filho (PP), no final de 2020 e o tornou inelegível.