Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministro diz que investigação sobre respiradores no Amazonas cabe ao STJ

A medida tira do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) o comando das investigações que apontam desvios de quase R$ 3 milhões na Saúde do Estado

O ministro Francisco Falcão do Superior Tribunal de Justiça ( STJ) decidiu, nesta sexta-feira, dia 12, que toda a investigação relacionada a irregularidades na compra de respiradores pelo Governo do Amazonas seja remetida ao STJ. A medida tira do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) o comando das investigações que apontam desvios de quase R$ 3 milhões na Saúde do Estado.

Segundo informações da Globo News, a medida ocorreu porque, mesmo avisado que a competência das investigações cabiam ao STJ, o MP-AM deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em diversos alvos na capital do Amazonas. Todas as provas e materiais apreendidos serão encaminhadas ao STJ.

No final de março, a Procuradoria-Geral de Justiça (PGR) pediu ao STJ abertura de inquérito para investigar as compras de respiradores sob suspeita, realizada pelo governo de Wilson Lima.

O intuito da compra dos produtos era usá-los no tratamento de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas de acordo com o Ministério Público de Contas (MPC), os ventiladores hospitalares não são adequados para esse tipo de tratamento.

A compra de respiradores também é investigado no Amazonas pela CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na última sexta-feira, dia 13, a comissão divulgou que uma loja de vinhos vendeu equipamento superfaturado à Susam.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.