Fábio Faria (PSD-RN), ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro, disse que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica. No entanto, o bioma presente na Região Norte do Brasil é a Floresta Amazônica.
“Se você for chegar em Manaus e quiser pedir um avião, ‘ah, eu quero ver a Mata Atlântica’, você fica ali três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica. Mas se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem, alguns artistas, ‘quero ver aqui queimadas’, também têm”, afirmou Fábio Faria em entrevista à CNN Brasil.
O ministro ainda disse que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica, enquanto áreas de queimada representam 13%.
A Mata Atlântica é encontrada na costa brasileira e se estende do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Ao contrário do que foi dito pelo secretário, não há esse tipo de vegetação na Floresta Amazônica.
“A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, mostrou que nosso agronegócio não precisa da Amazônia”, garantiu. O desmatamento da região pelo agronegócio é uma das principais preocupações de ambientalistas. “Todas as atividades principais da agricultura, plantações, tudo que o Brasil produz e exporta não entra na região da Amazônia”, disse.
A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do País, atingindo áreas de 17 Estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
Um vídeo de 2 minutos com parte da fala viralizou nos grupos ambientais e nas redes sociais.
#Comunicando #Pérolas – “Sobrevoando a Amazônia, em 3 hrs de vôo vc só vê Mata Atlantica”(…) “A Amazonia é 87% Mata Atlantica e 13% queimadas” (…) “Tudo q o Brasil produz e exporta não entra na Amazônia, e isso eles não sabiam”. Eu tb não. É o nosso Ministro das Comunicações. pic.twitter.com/Hgwmg1HmwB
— Caetano Scannavino (@caetanosca) July 10, 2020