*Da Redação Dia a Dia Notícia
O promotor da 62ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, Lauro Tavares, instaurou inquérito civil contra a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que é comandada pelo secretário Sabá Reis, alvo de operação da Polícia Federal em 2023, para investigar a derrubada de uma árvore no cemitério São João Batista, zona Centro-Sul de Manaus, pela pasta se a retirada das raízes de forma adequada.
Segundo o promotor, o corte da árvore teria causado danos às sepulturas e túmulos da localidade. Lauro Tavares considerou os autos da Notícia de Fato nº 01.2024.00000644-0, a qual denunciava o corte irregular no campo santo.
A determinação do inquérito civil foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas (DOMP-AM), na edição de quarta-feira (19) e assinada no último dia 18.
O promotor Lauro Tavares havia marcado uma audiência virtual ainda no último dia 18 com as partes envolvidas no caso.
Polícia Federal
No dia 22 de junho de 2023, a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal e com o Ministério Público Federal, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga casos de sonegação fiscal em contratos de empresas de limpeza pública em Manaus.
Entre os investigados, está o secretário municipal de limpeza pública Sabá Reis. Outras 34 pessoas e empresas estão envolvidas em um esquema de corrupção em contratos públicos municipais.
No curso da operação, denominada “Dente de Marfim”, também foi deferido bloqueio no valor de R$ 30 milhões das contas bancárias e ativos financeiros, dentre outros bens de 34 pessoas físicas e jurídicas.