*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) denunciou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia. Em junho do ano passado, quando ainda era vereador de Belo Horizonte, o parlamentar divulgou um vídeo nas redes sociais defendendo o boicote a uma escola particular por permitir que uma aluna transgênero, de 14 anos, use o banheiro feminino.
No vídeo, intitulado ‘travesti no banheiro da escola da minha irmã’, o deputado expõe o nome do colégio e mostra o momento em que a aluna é abordada pela irmã dele no banheiro.
Na época, vereadores do Psol chegaram a denunciar Nikolas por LGBTFobia e violação do Estatuto da Criança. Somente na última terça-feira (04), os promotores Mário Konichi Júnior, Josely Ramos Pontes e Mônica Sofia da Silva acataram a denúncia das vereadoras Iza Lourença e Bela Gonçalves.
A denúncia foi encaminhada para a 5.ª Vara Criminal de Belo Horizonte. Para os promotores, a atitude do parlamentar foi discriminatória, por isso, eles pedem que a Justiça o condene pelo crime de transfobia.
“O acusado causou irreparável dano à sua autoestima e identidade, querendo fazê-la crer que a sociedade não a reconhece em seu gênero autodeclarado, que ignora sua narrativa de gênero e que a denomina de forma que não condiz com suas vivência”, diz trecho da denúncia.