O objetivo é ampliar a visibilidade do tema e reunir dados que servirão de base para a criação de um Guia de Boas Práticas, com orientações voltadas ao atendimento inclusivo no setor turístico. Segundo o ministro do Ministério do Turismo, Gustavo Feliciano, democratizar o turismo significa garantir que todas as pessoas possam viajar com dignidade, autonomia e segurança.
A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade ao tema e reunir dados que subsidiarão a elaboração de um guia com orientações e boas práticas para o atendimento inclusivo no setor turístico.
“O turismo só é verdadeiramente completo quando todas as pessoas podem vivenciá-lo com autonomia, segurança e dignidade. Ouvir quem está diretamente envolvido é essencial para construir soluções eficazes”, destaca a Prof.ª Dra. Marklea Ferst, do Programa Mais Acesso da UEA.
Além de identificar as necessidades sensoriais, comunicacionais e comportamentais dos turistas, o levantamento também pretende mapear boas práticas de acolhimento já existentes. Para isso, o público-alvo da pesquisa inclui não apenas as pessoas com neurodivergências e seus familiares, mas também profissionais do turismo.
Para reforçar a importância da escuta ativa e da construção coletiva, o Programa Mais Acesso da UEA reafirma seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a representatividade no turismo.
- Para responder à pesquisa clique aqui.
Projeto Mais Acesso
Durante o período em que a pesquisa estiver aberta, o Projeto Mais Acesso irá divulgar conteúdos educativos sobre turismo e neurodivergência nas redes sociais, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre acessibilidade e inclusão no setor.
O Ministério do Turismo também mantém outras iniciativas voltadas à acessibilidade, como a publicação do livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que reúne dados sobre o perfil do turista com deficiência e orientações para tornar os serviços turísticos mais inclusivos.