Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde reafirma apoio ao Governo do Amazonas cumprindo agenda de visitas a hospitais em Manaus

Alinhando ações com o Governo do Amazonas, o Ministério da Saúde (MS) cumpre agenda em Manaus, nesta segunda-feira (04/01), fazendo visitas técnicas a cinco hospitais de atendimento a pacientes com Covid-19 e na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). A medida busca acompanhar o trabalho executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no enfrentamento ao coronavírus, bem como apresentar sugestões e definir estratégias tanto em nível estadual quanto municipal.

Na programação, a equipe percorrerá os hospitais Delphina Aziz, 28 de Agosto, Getúlio Vargas, João Lúcio, Platão Araújo e a Cema. A agenda iniciou com uma reunião no auditório do Hospital Delphina Aziz, conduzida pelo governador do Estado, Wilson Lima. Autoridades estaduais e municipais de saúde expuseram aos representantes do Governo Federal o atual cenário das unidades da rede pública e mostraram as medidas tomadas para conter a doença.

O governador Wilson Lima recebeu a equipe do Ministério da Saúde durante a manhã. Ele destacou a importância do suporte oferecido pelo Governo Federal neste momento de aumento de casos da Covid-19.

“Eles estão montando uma programação para reunir com as equipes técnicas, tanto do Estado quanto da Prefeitura, para que a gente possa definir alguns protocolos e fluxos, levando em consideração o Plano de Contingência, que é um plano que vem sendo executado desde o pico da pandemia. E é uma equipe que vai ficar permanentemente aqui até que tenhamos uma situação estabilizada no estado do Amazonas”, explicou o governador.

Representando o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, afirmou que o órgão permanecerá no Amazonas o tempo que for necessário para somar esforços ao Estado e ao Município discutindo o plano de contingenciamento.

“A ideia é nos reunirmos hoje, as comissões técnicas dos três níveis de atenção, que a gestão é tripartite; e que nós possamos ver o que podemos decidir juntos em termos de equipamentos, de abertura de novos leitos, de adoção de novas estratégias na atenção primária. Nós entendemos que é importante a visita das unidades, mas é importante o momento das decisões técnicas. Nós não podemos deixar de ser objetivos, para que a gente não tenha como prejuízo a perda de novas vidas e o sofrimento de novas pessoas acometidas pela doença”.

Necessidades

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, destacou que a medida reforça o alinhamento entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde no combate ao coronavírus, incluindo, ainda, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A visita na capital, segundo ele, acontece uma semana após uma reunião virtual em que foi mostrada a situação das unidades de saúde e os principais desafios.

“Nós temos necessidades, principalmente de recursos humanos, profissionais de saúde principalmente na área de intensivistas, mas também médicos clínicos e enfermeiros, técnicos, profissionais de saúde de um modo geral. Nós passamos essa relação para o Ministério. Mas temos alguns medicamentos que precisam ser reforçados na Cema, que estão em falta no Brasil e alguns em falta no mundo todo, e também alguns equipamentos necessários para equiparmos a nossa rede”, pontuou Campêlo.

Somando esforços à rede estadual, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, afirmou que a prefeitura está empenhada em ampliar o atendimento da rede básica para a população. Ela cita como medidas a instalação de Unidades Móveis a partir desta terça-feira (05/01) em bairros onde a Atenção Primária ainda é descoberta.

“Nós iremos para os bairros onde a prevalência esteja maior, fazendo todo o trabalho do primeiro atendimento, do acolhimento, identificando os casos no início, para que assim a gente consiga evitar e desafogar os hospitais. Nosso objetivo aqui é unir forças, é fazer, estreitar parcerias para que juntos consigamos vencer e tomar as melhores medidas em relação ao sofrimento com a pandemia”.

Ampliação

Somente nos últimos dois meses, o Governo do Amazonas ampliou de 457 para 1.038 leitos destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19. No último dia 30, o Amazonas recebeu 50 respiradores, que, somada a remessas anteriores, totaliza 150 aparelhos ofertados pelo Governo Federal. Na mesma ocasião foram entregues pelo órgão 80 monitores.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.