Search
booked.net

Ministério da Saúde admite que criança de SP não teve reação à vacina

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Saúde, por meio de nota, reafirmou  que não há relação com a vacina no caso da menina de 10 anos, moradora de Lençois Paulista (SP), que sofreu uma parada cardíaca 12 horas depois de receber o imunizante pediátrico da Pfizer.

“O parecer conclusivo já divulgado pelo estado foi que não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado, portanto, o evento adverso pós-vacinação foi descartado”, esclareceu o Ministério da Saúde, em nota. “A pasta destaca que a vacinação é segura e foi autorizada pela Anvisa”.

O episódio mobilizou dois ministros do governo Bolsonaro: Marcelo Queiroga, titular da Saúde, e Damares Alves, do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH). Queiroga e Damares visitaram a família da criança nessa quinta-feira (20). Em relato feito no Twitter, porém, a ministra ocultou que o governo do estado de São Paulo descartou relações do evento adverso com a doença.

A ministra mencionou que até mesmo o presidente Jair Bolsonaro entrou em contato com os familiares da criança, por telefone. Disse também que o caso será acompanhado por equipe do MDH e da Saúde. Marcelo Queiroga chegou a republicar o relato, mas logo depois o desfez.

Veja o pronunciamento da Saúde completo:

“O Ministério da Saúde foi notificado do caso e acompanhou a investigação conduzida pela Secretária de Saúde de São Paulo. O parecer conclusivo já divulgado pelo estado foi que não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado, portanto, o evento adverso pós-vacinação foi descartado.

A paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). Esta é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia. A WPW é a mais comum causa de morte súbita por arritmia ventricular. A síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.