Desde 23 de outubro, quando a Netflix lançou a minissérie O Gambito da Rainha, em sete episódios, baseado no livro homônimo de 1983, a história que narra a vida de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e se mostra um prodígio, fez com que o interesse pelo esporte disparasse na internet.
O Gambito da Rainha teve 83% de aprovação e conquistou uma nota de 8,9 no IMDB, e ainda disparou em 150% a procura por jogadas de xadrez, segundo a Consumer Insights da Decode, empresa de dados e client e acquisition que levantou as informações.
Jogadas específicas que fizeram sucesso no universo da série, como o próprio gambito da rainha, tiveram uma alta de 250% nas buscas, e a jogada siciliana, 300%. O público das redes sociais se interessou verdadeiramente pelo esporte, impulsionando também as buscas por maneiras de jogar digitalmente, como Flyordie Xadrez, que teve um aumento de 60%, “jogar xadrez online” um acréscimo de 40% e “tabuleiro de xadrez luxo”, 160%.
Interesse maior de mulheres no xadrez
Das pessoas que assistiram à série e demonstraram interesse por xadrez, 73% são mulheres e 27%, homens. Enquanto isso, no cenário de xadrez no Brasil, das 100 maiores pontuações do jogo, apenas um foi de participação feminina.
“O contraste entre os números da tendência e o histórico das pontuações é um forte indicativo do peso da protagonista feminina como influência para este comportamento. São dados que reiteram a relevância da representatividade midiática, em obras ficcionais, ou não, como fator de mudanças culturais”, pondera Letícia Diefenbach, analista de Consumer Insights da Decode.
*Com informações do UOL Notícias