*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um vídeo que circula nas redes desde a quinta-feira (10), mostra milhares de peixes boiando nas águas de um lago da comunidade Paraná Jussará, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). De acordo com especialistas, o fenômeno se deve à baixa oxigenação da água, causada pela seca severa registrada em todo o Amazonas.
🚨BRASIL: Peixes morrem sem oxigênio nas águas do Lago Coari, no Amazonas.
A seca está diminuindo o volume de água, fazendo os peixinhos morrerem sufocados. pic.twitter.com/j9bnXjYSzu
— CHOQUEI (@choquei) November 11, 2022
O vídeo em questão mostra um tapete formado por peixes mortos em uma região conhecida por atrair pescadores justamente pelo alto índice populacional de peixes. Enfrentando uma forte estiagem, o município de Coari segue em situação de emergência por conta do baixo nível do Rio Solimões.
Seca
O número de municípios em situação de emergência por conta da seca no Estado se mantém em oito, de acordo com o relatório de estiagem 2022 divulgado pela Defesa Civil estadual na última quarta-feira (9).
Além de Coari, os municípios de Amaturá, Benjamin Constant, Japurá, Tefé, Uarini, Maraã e Alvarães continuam em estado de emergência.
De acordo com o relatório, 43 municípios estão em situação de atenção. Outras cinco cidades estão em estado de alerta. O número de municípios em situação de emergência permanece em oito.