*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Mesmo com suas candidaturas rejeitadas pela Justiça Eleitoral, o ex-vereador de Manaus Chico Preto (Avante) e a empresária Nair Blair (Agir) foram votados para o Senado Federal e Governo do Amazonas, respectivamente, na eleição ocorrida nesse domingo (2/10). Chico recebeu mais de 10 mil votos para o Senado Federal, quanto Nair recebeu menos de dois mil votos para o governo estadual.
Com 100% das urnas apuradas, incluindo uma seção contabilizada na noite desta segunda-feira (3/10), Chico Preto terminou em sétimo lugar com 0,54% dos votos válidos (10.200 votos). Mesmo não podendo ser eleito, o ex-vereador ainda ficou à frente do pastor evangélico Peter Miranda (Agir), que recebeu apenas 0,20% dos votos válidos (3.790) votos.
Nair Blair, por outro lado, terminou as eleições em último lugar, com apenas 1.895 votos, 0,10% dos votos válidos, mais de 7 mil votos de diferença em relação ao sexto colocado, o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos).
Em eleição apertada, Omar Aziz é reeleito senador pelo estado do Amazonas
Eleição 2022: governo do AM terá 2° turno entre Wilson Lima e Eduardo Braga
Votos inválidos
Como foram dados a candidatos que tiveram a candidatura rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos computados para Chico Preto e Nair Blair foram anulados sob judice.