Manaus, domingo 14 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Mesmo com protestos, vereadores mantêm proposta que aumenta idade mínima de aposentadoria dos professores de Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu, por maioria, manter em tramitação o projeto de lei que eleva a idade mínima para aposentadoria dos professores da capital. A proposta aumenta em sete anos o tempo de contribuição das mulheres e em cinco anos o dos homens. Na manhã desta quarta-feira (24), docentes protestaram em frente à Casa Legislativa pedindo o arquivamento da medida. O requerimento para retirada do projeto, apresentado pelo vereador Rodrigo Guedes (PP) e respaldado por dez vereadores da oposição e independentes, foi rejeitado pela base do prefeito.

Os vereadores da base do prefeito criticaram o requerimento apresentado para retirar de pauta o projeto da Reforma da Previdência. Para eles, a medida não encontra respaldo no regimento interno. O vereador Mitoso (MDB) chegou a contestar a participação de Zé Ricardo (PT) no debate, alegando que ele não poderia se manifestar antes da superação de uma questão de ordem.

Eduardo Alfaia (Avante) também reforçou a crítica e defendeu que a decisão caberia à presidência da Mesa, naquele momento conduzida por Jander Lobato (PSD). “O requerimento trata de uma matéria que já está em discussão nesta Casa e não há no nosso regimento nenhuma previsão para um procedimento desse tipo”, afirmou, pedindo que a Mesa desse um posicionamento.

Por outro lado, o autor do requerimento, vereador Rodrigo Guedes (PP), sustentou que a proposta era válida com base no regimento. “O artigo diz que o requerimento é todo e qualquer pedido que pede providências comuns”, argumentou.

Somentes os vereadores Capitão Carpê (PL), Sargento Salazar (PL), Rodrigo Guedes (PP), Thaysa Lippy (PRD), Raiff Matos (PL), Zé Ricardo (PT), Paulo Tyrone (PMB), Ivo Neto (PMB), Rodrigo Sá (PP) e Diego Afonso (União) votaram para retirar o projeto.

Após análise, a Mesa Diretora colocou o requerimento em votação, mas o pedido foi rejeitado pela maioria.

Leia mais:

Procuradoria da CMM recomenda rejeição ao PL da Reforma da Previdência por inconstitucionalidade

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.