Search
booked.net
Search
Close this search box.

‘Mentor político oculto’: Braga é apontado como articulador de vaga vitalícia para Josué e ‘guru’ de oposicionistas

*Paula Litaiff – Da Revista Cenarium

Com a filiação do oposicionista ao governo do Amazonas, deputado estadual Fausto Júnior, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do senador Eduardo Braga, confirmou-se rumores sobre a condução do emedebista nas manobras ilegais dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Braga é tido como candidato ao governo do Amazonas em 2022.

O senador também é apontado por políticos como articulador da vaga vitalícia do presidente da Aleam, Josué Neto, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e visto como “guru” de prefeitos que tentaram reconduzir o prefeito reeleito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), à presidência da Associação Amazonense dos Municípios. O pleito está “sub judice”.

Apesar de o MDB ser o partido da aliada do governo do Estado, Alessandra Campêlo, na Assembleia Legislativa do Amazonas, a parlamentar adotou uma conduta independente nos últimos dois anos.

Antigos aliados

Campêlo perdeu nessa terça-feira, 15, a liderança do MDB para Fausto Júnior, que foi convidado por Braga para a função.  O deputado mostrou gratidão ao senador pela recepção na nova legenda e admitiu que a aliança entre os dois é antiga.

“O senador Eduardo Braga já era um parceiro, tenho muitas parcerias com ele no interior do estado. E foi muito natural para mim que eu aceitasse o convite para contribuir com o MDB”, afirmou Fausto.

Fausto Júnior saiu do PRTB, o partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, após o colega de oposição, Josué Neto, perder a presidência da legenda para o aliado do governador Wilson Lima (PSC), Pastor Nilmar. Josué, também, deixou a sigla e foi para o Patriota.

Poder e ilegalidades

Josué Neto e Fausto Júnior fazem parte do grupo de 16 deputados que atropelou o regimento da Assembleia Legislativo para eleger o deputado Roberto Cidade ao comando do Parlamento para o biênio de 2021/2022.

Os últimos passos dos parlamentares evidenciaram a condução de Eduardo Braga nos bastidores. O plano é controlar todas instituições com alcance e poder político em todo Estado, e para lograr êxito, não importando os meios e os métodos.

O primeiro objetivo foi alcançado. A conquista da presidência da Aleam, para a qual foi escalado o soldado Roberto Cidade. O alvo seguinte foi a Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Na sexta-feira da semana passada, dia 11 de dezembro, o mesmo “modus operandi” foi executado na entidade. Desrespeito às regras do jogo para eleger o candidato do líder/mentor da trama, que não resiste mais uma eleição longo do Palácio da Compensa.

Mesmo sem reunir a maioria dos prefeitos, dos 61 que compõem a AAM, elegeram o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, do MDB; importante guardar essa sigla na mente, peça do quebra-cabeça que leva ao mentor do grupo na Aleam e na AAM.

Pela “inobservância de vários artigos do estatuto” da entidade, a eleição relâmpago, da mesma forma como foi na Aleam, o juiz Manoel Amaro de Lima suspendeu a eleição para a nova presidência da Associação de Municípios.

‘Toma lá, dá cá’

Por ter sido obediente às regras ditadas pelo mentor político oculto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto – que aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado para antecipar o pleito da Casa e eleger Roberto Cidade – pode ser recompensado.

O atual presidente da Casa espera ser indicado para a vaga do TCE. A estratégia é antecipar a escolha para esta semana, na penúltima ou última sessão do ano antes do recesso parlamentar.

Hoje, o Tribunal de Contas informou que o pai de Josué Neto, Josué Filho, formalizou sua aposentadoria na instituição, abrindo caminho para a entrada do filho.

Cenário do tabuleiro

Roberto Cidade, presidente que assume o comando da Aleam em 2021, é sobrinho de Orlando Cidade, empresário com origens em Manacapuru, e que também já exerceu o cargo de deputado estadual.

Em governos passados, Orlando Cidade gozou de contratos com o Governo do Amazonas, em especial na gestão de Eduardo Braga, mentor dos pleitos da Aleam e Associação dos Municípios.

Josué Neto e família sempre foram ligados aos governadores da ocasião. O pai, inclusive, Josué Filho, foi alçado ao TCE por esse mesmo mentor político, o jogador oculto que mexe atualmente as peças do tabuleiro com fome de poder, de olho em 2022.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.