*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um homem, de 49 anos, foi preso na última sexta-feira (10) por estupro de vulnerável no município de Guajará (distante 1476 quilômetros de Manaus). O crime teve início em 2022, quando a vítima tinha 12 anos. A denúncia dos abusos ocorreu durante uma campanha de vacinação na escola que a vítima frequentava.
Segundo o delegado Adenilson Carlos, da 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará, o autor trabalhava em um comércio local e aproveitava os momentos em que a vítima ia fazer compras sozinha para cometer os abusos sexuais.
“A vítima comunicou ao Conselho Tutelar do município após uma campanha de vacinação na escola. Na ocasião, membros do Conselho Tutelar palestravam sobre o combate ao abuso sexual. A vítima relatou o que vinha acontecendo a um conselheiro tutelar, que acionou a delegacia”, explicou.
O delegado afirmou que foi instaurado imediatamente um procedimento para apurar o crime, e ordens judiciais foram solicitadas contra o homem.
“Os crimes de abuso sexual são uma das principais preocupações da equipe de investigação da 69ª DIP. Um levantamento indicou que cerca de 40% das prisões no município são relacionadas a abuso sexual”, acrescentou.
Ele também enfatizou que a Polícia Civil está atenta aos casos de abuso e exploração sexual infantil, incentivando vítimas e testemunhas a buscarem ajuda e denunciarem os crimes, mesmo que de forma anônima.
O homem será responsabilizado pelo crime de estupro de vulnerável e permanecerá à disposição da Justiça.