*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um caso de paciente, que teve 35 pedras retiradas de sua bexiga, repercutiu na internet nesta semana. O procedimento foi realizado em abril deste ano no Hospital Municipal de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.
O vídeo foi publicado pelo urologista Thales Franco de Andrade, que rapidamente viralizou nas redes sociais. O médico mostra uma bacia com todos os 35 cálculos renais e pergunta do paciente quanto de refrigerante ele consome por dia. O homem responde: “De 2 a 3 litros”.
“O consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e bexiga. Além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase”, explicou o urologista.
Ver essa foto no Instagram