O médico anestesiologista Daniel Tanaka, que atua no Hospital Jofre Cohen do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), recebeu alta do Hospital do Coração, em São Paulo, após internação de 12 dias em tratamento de uma reinfecção por coronavírus (Covid-19).
Tanaka é diretor clínico do hospital e testou positivo para a doença, pela primeira vez, no dia 26 de abril. Após tratar a doença em casa e ser considerado recuperado, retornou para as atividades no dia 6 de maio.
Por volta do dia 23 de maio, o médico voltou a sentir os sintomas de fadiga, febre e calafrios. Ao realizar uma tomografia, constatou que o seu pulmão estava muito comprometido, levando Tanaka decidir se tratar em São Paulo.
O reaparecimento da doença chamou atenção da comunidade científica, mas não se sabe exatamente se foi uma “reativação” do vírus no organismo ou se o primeiro diagnóstico era um “falso positivo”.
Por meio de publicação no Facebook, Tanaka comemorou a notícia da nova recuperação:
“Quantas vezes já dei essa notícia aos meus pacientes, com naturalidade. Mas como paciente, é tão bom ouvir essas palavras! É como se a Vida estivesse sussurrando. Continue!”.
O médico também escreveu sobre momentos difíceis durante a internação, como a necessidade de instalação de oxigênio e ter de tomar fortes antibióticos. Durante o tratamento, Tanaka recebeu, ainda, a notícia de falecimento de outro médico atuante em Parintins, Renato Menezes, também infectado por Covid-19.