Search
booked.net
Search
Close this search box.

MDB deve assumir três ministérios no governo Lula

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi confirmada nesta tarde como a ministra do Planejamento do governo Lula (PT). A parlamentar será o terceiro nome do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na gestão do presidente eleito. O partido também deve ocupar os ministérios das Cidades e dos Transportes após acerto com a articulação política do novo governo.

As bancadas do MDB na Câmara e no Senado Federal indicaram Jader Filho, presidente do diretório do Pará, e o senador eleito Renan Filho, de Alagoas. A senadora Simone Tebet foi considerada pela cúpula do partido como parte da “cota pessoal” do presidente Lula, não sendo uma indicação própria da legenda.

A divisão decidida entre Lula e os emedebistas foi:

  • Jader Filho no Ministério das Cidades;
  • Renan Filho no Ministério dos Transportes;
  • e Simone Tebet no Ministério do Planejamento.

Jader Filho é irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB). Ambos são filhos do senador Jader Barbalho (MDB) e possuem um forte grupo político no estado. O político assumirá a pasta das Cidades após vencer a disputa interna com o deputado federal José Priante, também do MDB paraense, mas de outro grupo político.

Renan Filho é herdeiro político e genético do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Antes, estava cotado para o ministério de Minas e Energia, pasta que já foi ocupada por outros emedebistas como Edison Lobão, Eduardo Braga e Moreira Franco. O ex-governador de Alagoas chegou a ser convidado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para ocupar a pasta do Planejamento, mas seu partido preferiu um ministério que lidasse mais diretamente com a liberação de recursos federais.

Alexandre Padilha confirma convite e ‘sinal positivo’ de Simone Tebet para Planejamento
Marina Silva no Meio Ambiente, Carlos Fávaro na Agricultura: quem Lula deve anunciar como ministros até terça-feira (27)

Outras divisões

Os outros ministérios que devem ser distribuídos por Lula a aliados devem ter seus titulares confirmados até amanhã (28/12). O Partido Social Democrático (PSD) tem a confirmação de dois ministérios: Agricultura, com o senador Carlos Fávaro, e Minas e Energia, com o senador Alexandre Silveira.

O ministério da Integração Nacional deve ser entregue ao União Brasil (União). Até o momento, o favorito para ocupar a pasta é o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), mas áudios vazados na imprensa mostrando o parlamentar atacando Lula, o Partido dos Trabalhadores e elogiando a Operação Lava Jato podem minar sua indicação.

O Partido Verde (PV), parte da federação formada pelo PT e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), está cotado para assumir o Ministério da Pesca, ainda sem um indicado formal.

A federação formada pela Rede Sustentabilidade (Rede) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está confirmada nos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. A deputada federal eleita e ex-ministra Marina Silva (Rede-SP) voltará a chefiar a pasta do Meio Ambiente. As deputadas Sônia Guajajara (PSol-SP) e Joênia Wapichana (Rede-RR) estão cotadas para a pasta dos Povos Indígenas.

O Solidariedade, um dos primeiros partidos a declarar apoio a Lula, está cotado para ficar com o Ministério da Previdência Social. Os mais cotados são a deputada federal Marília Arraes, de Pernambuco, e o presidente nacional do partido, Paulinho da Força.

Por fim, o Ministério do Turismo está em disputa entre vários partidos. O favorito para ocupar é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do ex-presidenciável Ciro Gomes. Os principais cotados da legenda são o presidente nacional Carlos Lupi e os deputados federais Wolney Queiroz e André Figueiredo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.