*Da Redacão DIA A DIA Notícia
Maya Angelou será a primeira mulher negra a estampar moedas de dólar nos Estados Unidos. Ela aparecerá na nova geração das “quarters”, as moedas de 25 centavos de dólar.
As novas moedas fazem parte do programa American Women Quarters (moedas de 25 centavos de mulheres americanas, em tradução literal) e destaca mulheres de proeminência no país. Entre as homenageadas, além da escritora, estão Anna May Wong, a primeira estrela de Hollywood de ascendência asiática; a astronauta e física Sally Ride; a primeira nativa americana líder da Nação Cherokee, Wilma Mankiller; e Nina Otero-Warren, política e ativista latina.
De acordo com uma nota publicada nessa segunda-feira (10/1), as unidades da Casa da Moeda que ficam na Filadélfia e em Denver logo colocarão a novidade em circulação.
Desde 1932, a moeda desse valor só teve duas versões alternativas: a série de 50 moedas representativas de cada estado, na década de 2000, e a série de parques nacionais, entre 2010 e 2021.
A poeta estreia as homenagens previstas por um projeto de lei da congressista democrata da Califórnia Barbara Lee, votado no fim de 2020. É o primeiro exemplar da série intitulada “Prominent American Women” (“mulheres americanas proeminentes”, em tradução livre), que trará o símbolo de várias mulheres ilustres.
A homenagem às mulheres ilustres é o resultado de um projeto de lei da congressista democrata Barbara Lee, aprovado no fim de 2020.
“Toda vez que redesenhamos nossas moedas, temos a chance de dizer algo sobre o nosso país – o que valorizamos e como progredimos como sociedade”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen. “Estou muito orgulhosa que essas moedas celebram as contribuições de algumas das mulheres mais excepcionais da América, incluindo Maya Angelou.”
*Com informações do site Metrópoles